segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DRESS CODE PARA VIAJAR


 
Antes do e-ticket, do e-booking e das low costs, viajar de avião era um verdadeiro acontecimento e, como tal, as pessoas vestiam-se com os seus melhores fatos. Guardo na memória fotografias antigas de senhoras nos seus melhores tailleurs, chapéus e luvas a subirem as escadas de acesso para avião. Todo um glamour!!!

 
Com a banalização das viagens de avião (e ainda bem porque viajar é uma das melhores coisas na vida!), perdeu-se o hábito de celebrar cada viagem com uma indumentária cuidada. De facto, basta circular pelos aeroportos desse mundo fora para perceber que impera agora um total descuido pela imagem. E embora entenda que a palavra de ordem, na hora de viajar, deva ser o conforto, isso não significa deselegância e desaprumo!

 
Com efeito, não raramente, os aeroportos estão povoados de passageiros em fato de treino (virão directamente do ginásio para o aeroporto??), outros de sandálias com os pés com ar de quem não vê água há muitos dias e ainda, o clássico passageiro que não toma banho antes da viagem (e quem sabe também já há algumas semanas…) e que, sorte a minha, fica sentado ao meu lado no avião!
 

Tudo isto me leva a questionar se esta ideia do espaço Shengen e da abolição das fronteiras não foi um grande erro. Não consigo deixar de associar o facto de antigamente as pessoas se “aperaltarem” para viajar com o facto de haver controlo nas fronteiras, e ninguém querer viajar com mau aspecto sob pena de ser retido para interrogatório por algum agente alfandegário…
 

Quando vou viajar em lazer escolho sempre uma roupa confortável, mas minimamente arranjada. Regra geral, escolho umas calças e calçado confortável. Levo sempre uma écharpe grande porque normalmente tenho frio. Se a cabine do avião estiver bem climatizada então uso a écharpe como uma almofada suplementar. Levo sempre uma carteira de grandes dimensões para poder levar não só a documentação da viagem, mas também um bom creme hidratante (e muitas vezes uma máscara) para manter a pele hidratada durante a viagem.

 
Aqui fica um exemplo de um look perfeito para viajar:
 
 

Resumindo, se eu mandasse alguma coisa, instituía um dress code obrigatório para viajar de avião!! E implementava de novo as fronteiras para os viajantes mal vestidos (e mal lavados), para ver se acabava de vez com a praga dos fatos de treino e da pouca higiene nos aeroportos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário