sexta-feira, 24 de abril de 2015

ESSENCIAIS #2: VITAMINA C

Retomo, finalmente, os posts sobre os meus essenciais, ou seja, os produtos de beleza que considero indispensáveis e que uso constantemente.

O escolhido de hoje é a Vitamina C.

A Vitamina C é um ingrediente chave nos produtos anti-rugas porque as trata, uma vez que estimula a produção de colagéneo. Adicionalmente, é um anti-oxidante potente, no sentido de que previne os danos causados às células pelos radicais livres que provocam o envelhecimento da pele, nomeadamente pela exposição solar, stress, etc.

Nem todos os produtos que têm vitamina C (alguns deles bastante caros) são eficazes, porque um dos principais problemas desta vitamina é que se deteriora muito rapidamente quando entra em contacto com o ar e a luz. A Vitamina C também se deteriora rapidamente se o PH do produto não for o adequado, ou se misturada com ingredientes incorrectos.

Embora se possam tomar suplementos orais de vitamina C, os quais são benéficos para a saúde, a verdade é que para combater o envelhecimento é preferível utilizar esta vitamina de forma tópica, uma vez que será muito mais eficaz desta forma. É especialmente eficaz no combate e tratamento das manchas solares.

Os produtos dermatológicos contendo vitamina C estão disponíveis nas mais variadas formas: séruns, loções, cremes, etc. e contêm concentrações que variam entre os 3% e os 10%, ou mais, de vitamina C.

Eu aplico o meu creme com vitamina C diariamente, normalmente de manhã, para beneficiar das propriedades anti danos solares que esta vitamina tem (sendo que aplico sempre protector solar antes da maquilhagem). Nas peles mais sensíveis a Vitamina C pode causar alguma secura e descamação (eu nunca sofri qualquer destes efeitos). É seguro combinar a Vitamina C com outros nutrientes, funcionando bem com outros anti-oxidantes. Para um super tratamento anti-aging convém combinar a Vitamina C com a Vitamina E.

Ao longo dos anos já usei alguns produtos com vitamina C. Um que recompro com frequência é a Vitamin C Ester 15 do Dr. Perricone, que tem uma concentração de 15% de vitamina C. Gosto particularmente deste produto porque vem em pequenas bisnagas que ajudam a preservar a integridade do produto. Por ser muito concentrado, basta uma "ervilha" de produto em cada zona da face. Cada bisnaga dura-me aproximadamente um mês e são compradas em conjuntos de 4. Não tem fragrância e proporciona uma tez muito luminosa e uniforme, reduzindo a aparência das manchas. 4 bisnagas custam £101 e guardo as bisnagas que não estão a uso no frigorífico.

Outro produto que usei e de que gostei (como se pode ver pela fotografia abaixo), embora seja menos concentrado do que o do Dr. Perricone, é o C-Vit da Sesderma que conheci através da A. do C&C. É um sérum muito agradável de usar, com um ligeiro aroma cítrico e que proporciona uma pele bastante luminosa, embora não tivesse notado qualquer efeito sobre as manchas que já tenho. Tem a vantagem de ser bastante acessível em termos de preço. Parece-me um produto muito suave e, por isso, adequado mesmo para as peles mais sensíveis.

Outra opção que utilizo com frequência, são as ampolas da Martiderm, as Photo-Âge de que já falei aqui no blog. Por serem mais "encorpadas" uso apenas meia ampola à noite. Para o meu tipo de pele são demasiado fortes para usar durante o dia, pois deixam a pele reluzente durante uma boa meia hora. Passado esse tempo o produto é completamente absorvido. Além de vitamina C, têm vitamina A e E. Acabei, há umas semanas, as últimas que cá tinha em casa. São excelentes. melhoram a aparência da pele e das manchas e conferem uma pele muito luminosa e radiante.

Uma descoberta recente, fruto de recomendação da minha amiga C. (que tem uma página giríssima no facebook chamada Day One Blog - Vão lá vê-la!) são as ampolas de Vitamina C da CliqueOne.  Estas são as mais suaves de todas e, ao não terem uma embalagem de vidro, são ideais para levar para férias. No entanto, têm bastante silicone. São bastante mais baratas do que as Photo-Age da Martiderm. Gosto de as usar à noite em conjunção com o ácido glicólico. Depois de limpar a cara aplico uma dose generosa do Neotstrata Ultra Smoothing Cream. Deixo passar aproximadamente uma hora e depois aplico-lhe uma destas ampolas de Vitamina C. No dia seguinte acordo com uma pele bestial!!


 

6 comentários:

  1. Eu já usei o C-Vit da Sesderma e gosto bastante. Descobri a CliqueOne há umas semanas por via de uma amiga que diz maravilhas do produto, e vou experimentar mal acabe os meus produtos actuais. As cápsulas de vitamina C são muito parecidas em composição com as cápsulas da linha Una Brennan, e mais baratas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando puderes experimenta as da MartiDerm que, na minha modesta opinião, e termos de ampolas, são as mais completas. As da CliqueOne são agradáveis, mas têm silicone a mais para o meu gosto. Tirando isso são bestiais e baratas :-)

      Eliminar
  2. Eu, desses que referes, já usei as ampolas da Martiderm de que gostei imenso e vi resultados e o C-Vit da Sesderma que não achei nada de especial. O C-Vit é agradável e dá luminosidade, mas a nivel de rugas e manchas, em mim, não teve resultado nenhum.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O C-Vit dá bastante luminosidade mas a nível de manchas também não achei que resultasse muito.

      Eliminar
  3. Eu sou uma fã assumidíssima da sesderma e gosto muito da linha C-Vit!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O C-Vit é muito agradável e dá muita luminosidade.

      Eliminar