sexta-feira, 18 de julho de 2014

AS MINHAS CINCO BASES FAVORITAS (DO MOMENTO...)

Uma boa maquilhagem começa com uma tez uniformizada. Daí a importância de uma boa base. A função da base não é tapar e cobrir todas as mazelas que temos no rosto (para isso devemos usar o corrector) mas sim uniformizar o tom e o grão da pele. 

Neste momento (sim, porque estou sempre a experimentar bases novas porque adoro produtos para a preparação da pele...), as minhas cinco bases favoritas são as seguintes:

1 - Hourglass Veil Mineral Foundation: Não é segredo nenhum que tenho um "fraquinho" pela Hourglass. Tenho adorado tudo o que experimentei da marca e de que tenho falado aqui no blog. Assim, aproveitando uma visita aos EUA onde estes produtos são substancialmente mais em conta (embora para os parâmetros americanos a Hourglass seja uma marca cara), não perdi a oportunidade de comprar este produto. De acordo com  a marca esta base tem propriedades anti-aging, uma vez que é formulada com um peptídeo Matrixil Dynthe"6 a 3% (whatever that is...) que ajuda a apoiar a capacidade natural do corpo de produzir colagéneo e reduz a aparência das rugas. Supostamente o Matrixil Dynthe"6 é uma alternativa mais suave ao Retin-A. Inclui, ainda, um agente tensor da pele, o ST PH (again, completely lost...), um activo à base de plantas e algas que "levanta" e alisa, ajudando a melhorar a textura da pele. Contém também vitamina E e spf 15. Não tem parabenos, sulfatos, perfume e é vegan-friendly.

Pois bem, e tirando qualquer apreciação dos efeitos anti-aging (porque não a uso há assim tanto tempo e porque não acredito muito que uma base os possa ter), esta base é excelente para a minha pela mista. Com um cobertura média, mas buildable, esta base permite uma cobertura mais completa para aquelas que preferem ou precisam deste tipo de cobertura. Simultaneamente, também permite aplicações mais leves. A textura é luxuosa, suave e cremosa, quer seja usada com ou sem primer (embora adore usá-la com o Mineral Veil Primer também da Hourglass). É leve e fica como uma segunda pele, não acumulando ou "descascando" nas zonas mais secas do rosto. E em mim, aguenta todo o dia, mesmo nos dias em que não ponho o primer. Tem um acabamento dewy, como eu tanto gosto. Penso que está disponível em 8 tons.

2 - Marc Jacobs Genius Gel Super Charged Foundation: Adoro esta base e já vou no segundo frasco! Embora a opinião relativamente a esta base não seja unânime, eu adoro-a. Com uma textura muito leve entre o creme e o gel (como o próprio nome indica), esta base confere uma cobertura leve, mas buidable até uma cobertura média, mas não mais do que isso. De acordo com a marca, esta base "acorda" a pele, conferindo-lhe um brilho natural. E isso eu posso comprovar, porque confere um glow natural e bonito. Tem um ligeiro aroma que rapidamente desaparece. Ao ter uma textura leve como acima refiro, tem uma duração média, caso não se use um pouco de pó para finalizar ou um pouco de um spray fixante (como o Fix + da Mac ou o All Nighter da UD). Com o pó ou o spray dura 8 horas com facilidade. Duas notas: tem silicone e tem alguma tendência a "descascar" em zonas secas, pelo que não me parece muito adequada para quem tenha pele seca. Já para as peles mistas e oleosas é perfeita. E a embalagem???? Um sonho!!! Linda!! Esta base está disponível em 15 tons.


3 - Yves Saint Laurent Touche Éclat:  já andava a namorar esta base há algum tempo, mas a seleção de cores disponível em Portugal (só tem 6 tons disponíveis, se não estou em erro) não tinha nenhuma que me ficasse bem. Assim, aproveitei uma viagem recente e lá veio a Touche Éclat sobre a qual já toda a gente deu a sua opinião, pelo que não me vou alongar. Adoro-a de paixão, confere um acabamento lindo à pele e tem uma boa duração e uma cobertura média. A Touche Éclat dá um ar iluminado à pele, como quem acabou de fazer um beauty sleep e acordou radiante. A comprar e recomprar até ao fim dos meus dias (ou até que a YSL a descontinue....). A embalagem de vidro é elegante com a sua tampa dourada. Tem spf 19 e está disponível (nos sítios civilizados...) em 17 tons.

 
 
 
4 - Chanel Perfection Lumière Velvet: Recentemente lançada, esta base também faz parte do meu top 5, em virtude da sua fórmula leve e sem óleo, com um acabamento mais mate do que as acima referidas (mas ainda assim, não é um mate total, há ali um glowzinho acetinado). Esta é daquelas bases que não se sente na pele, extremamente confortável de usar. Tem spf 15 e confere uma cobertura leve, mas buildable. Trata-se de uma base à base (passe a redundância...) de água e com uma consistência muito líquida, pelo que convém agitar a embalagem antes de a usar. Aguenta-se lindamente durante todo o dia, mesmo nos dias em que não uso primer (e são muitos, porque me esqueço....). A embalagem é de plástico, mas ao ser toda preta, é bastante elegante. Resumindo: uma belíssima base!


 
 
5. MAC Face and Body: Last but not least, a minha querida MAC Face and Body, companheira de há anos e que compro e recompro, frasco após frasco. Esta é uma base que dispensa apresentações. Com uma textura muito leve e também líquida, confere uma cobertura leve, que permite a aplicação em várias camadas. Não tem spf pelo que é perfeita para ocasiões em que vamos ser fotografadas. Dura que se farta, mesmo sem ponta de primer, muito confortável de usar e com um acabamento acetinado, esta base é um must para qualquer make up junkie. O seu ponto fraco é a embalagem, que não tem ponta de graça (toda ela em plástico). A vantagem é que traz 50 ml e é muitíssimo mais barata que qualquer uma das acima referidas. É também ideal, como  o próprio nome indica, para aplicar no corpo. Está disponível numa multitude de tons.






 

2 comentários:

  1. E eu que nunca comprei uma Face And Body? Não sei qual é o meu problema, mas os produtos de base da Mac não me apelam...
    Adoro a Touche Éclat (tenho-a em duas cores, claro) e as outras nunca testei, mas não creio que se dessem bem com a minha pele sequérrima.
    Devem ser os produtos mais subjectivos, os de base.

    ResponderEliminar
  2. Acho que ia gostar da Veil e da Velvet. São excelentes. A do Marc Jacobs não me parece adequada para peles muito secas. A Touche Eclat é fantástica e apetece muito ter vários tons :-)))))

    ResponderEliminar