quarta-feira, 8 de outubro de 2014

I HEART CHOCOLATE

Pela primeira vez na vida cedi à tentação de comprar uma paleta que é uma réplica descarada de outra. Falo da I Heart Chocolate que é uma cópia assumida da Chocolate Bar da Too Faced.



Esta cedência à tentação prendeu-se com uma curiosidade (enorme) de tentar perceber que tipo de sombra têm este tipo de produtos. Na altura do seu lançamento, optei por não comprar a Chocolate Bar e apostar noutras marcas que não estão disponíveis em Portugal (It Cosmetics e Marc Jacobs).
 
Tanto quanto consegui apurar, a I Heart Make Up é uma marca irmã da Make Up Revolution. A Make Up Revolution dedica-se a criar e vender produtos claramente inspirados em produtos de outras marcas (como a Too Faced e a Urban Decay).

Regra geral compro sempre o produto original, até porque acho que € 40 por uma paleta com 12 sombras é um bom preço (sai a 3 Euros e pouco cada sombra....) e no que toca à minha pele sensível não gosto de arriscar (como se pode ver estas sombras são feitas na China).

Neste caso, e como acima refiro, quis aferir a qualidade das sombras deste tipo de réplicas, suspeitando que se trataria de um daqueles casos em que o barato sai caro.

A I Heart Chocolate custou, com os portes de transporte incluídos, perto de 14 Euros.
 
A embalagem é de um plástico robusto e é bastante engraçada, imitando (tal como a Chocolate Bar) uma tablete de chocolate.
 

Aberta a embalagem, esta traz um espelho de dimensões generosas e bastante maior do que o da Chocolate Bar. Do lado oposto estão as 16 sombras que esta paleta traz e cujos nomes estão impressos numa mica (também aqui idêntica à paleta da Too Faced).




Contrariamente ao que estava à espera para uma paleta deste preço, as sombras são bastante pigmentadas, extremamente macias e fáceis de esbater (e a nível de suavidade estas sombras não são muito inferiores a outras bastante mais caras…). Comparando esta paleta com a Au Naturel da Sleek, cujo preço também ronda os 10 ou 11 Euros, as sombras da I Heart Chocolate são de qualidade muito superior, muito mais macias e menos "poeirentas".



Aqui ficam as fotografias das amostras das sombras incluídas nesta paleta:





 
Não sei se a qualidade desta paleta se repetirá noutras paletas da marca ou mesmo nas paletas da Make Up Revolution. Se assim for serão, sem dúvida, uma alternativa para aquelas que não podem pagar o preço de uma paleta da Urban Decay ou da Too Faced.

Não obstante, penso que é uma pena que uma marca que consegue produzir sombras com a qualidade destas que a I Heart Chocolate tem (e, sobretudo com este preço!), se dedique apenas a imitar paletas de outras marcas e que não invista no desenvolvimento de produtos absolutamente originais.

Mas já que falamos de réplicas a questão não afecta só estas marcas mais baratas que, ao menos, assumem claramente que são cópias descaradas de outras paletas!
A mim choca-me e irrita-me muito mais que marcas mais caras vão, sem o admitirem claramente, buscar a sua inspiração a outras.
 
Para mim o caso mais gritante é o da Charlotte Tilbury cujos quartetos de sombras são claramente inspirados nos que ela desenvolveu para o Tom Ford. Regra geral, muda uma cor do quad, põe mais ou menos brilho, e a coisa está feita! Não sei que raio de contrato ela fez com o Tom Ford, mas faltou-lhe claramente uma cláusula de não concorrência (Tom, para a próxima fala comigo, ok!???). Para mim não deixa de ser uma réplica, menos descarada é certo, e apenas com a atenuante de que foi ela que desenvolveu a colecção do Tom Ford. Mas com a agravante de que as paletas dela trazem metade da quantidade de uma paleta do Tom Ford, mas custam mais de metade do preço das referidas paletas.
 
Quanto a mim, tenho a Dolce Vita (de que gosto) e devo ficar por aqui. Prefiro comprar as paletas do Tom Ford porque, caro por caro, as acho muito mais luxuosas e exclusivas e trazem uma quantidade de sombra que durará até ao resto dos meus dias.

Para quem não pode ou não quer gastar os quarenta e tal Euros da Chocolate Bar da Too Faced esta paleta é uma belíssima opção com sombras de muitíssima qualidade para o que custam. Comprei na Maquillalia.


4 comentários:

  1. Ou comigo!!! Juro que já me passou isso pela cabeça. Os quartetos de sombras parecem mesmo os da TF. Ela para mim também "catrapiscou" os advogados do TF, só pode!
    Eu não suporto réplicas ou tentativas de imitação. Mas em nada. Prefiro pouco mas bom. Mas percebo a curiosidade em testar um produto assim e pelos vistos não é assim tão mau. Por exemplo eu não acho as sombras da Sleek nada boas, as mate então são de bradar aos céus!
    Claúdia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que bom que não sou a única a achar que a CT copia as paletas do TF!!! :-))))

      Eu também não sou nada a favor de réplicas, embora conceda que tem que haver opções para quem não pode gastar tanto dinheiro numa paleta. Eu acho que as paletas da Sleek para os €10 ou €11 que custam são decentes. Mas só na medida em que têm esse preço. Estas sombras são, na minha opinião, muito superiores às da Sleek.

      Eliminar
  2. Eu tenho a chocolat bar original e adoro-a! Uso-a ainda mais que a naked 2 pois é muito muito versátil!! Quanto a este dupe, não sei.... A real thing parece-me melhor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a Real Thing seja mesmo melhor :-). Tem obrigação disso!

      Eliminar