domingo, 11 de outubro de 2015

Is it Magic? Is it foundation? Is it Magic? Is it foundation? Is it Magic? Não, é uma base e de mágica não tem nada! - Charlotte Tilbury Magic Foundation

Desculpem o título tão longo, mas não resisti em brincar com uma das publicidades mais tontas que vi nos últimos tempos....refiro- me, para as que não viram, aos vídeos que a Madame Charlotte Tilbury publicou no You Tube para promover a sua nova base, de seu nome Magic Foundation. Cada vídeo começava com vozes femininas sussurrando, vezes sem conta, Is it Magic? Is it foundation?
Como é habitual na Madame Tilbury, os produtos da sua linha são todos brilliant, fabulousssssss ( é "sopinha de massa") e magic. O problema é que, se há uns que de facto são bons, outros há que são absolutamente medianos e outros ainda que não prestam mesmo para nada (como já falei aqui no blog). A minha relação com esta linha de maquilhagem tem sido um completo hit and miss.


O primeiro produto da marca que comprei foi a Light Wonder Foundation de que falei aqui. Como referi, é base muito ligeira, com muito pouca cobertura e com muito pouca longevidade numa pele mista como a minha.
Quando soube que a marca ia lançar uma base com mais cobertura, quis experimentá-la para ver se a Charlotinha se tinha redimido e feito uma base adequada a peles mistas e oleosas.
Avancei para a compra e mandei vir a mesma cor que pedi na Light Wonder, o tom 4. Surpresa das surpresas! O tom não é exactamente igual, mas ainda assim, em termos de tom, é um match quase perfeito com o meu tom (pálido) de Inverno.

Em termos de embalagem, a base vem num caixa de cartão rosa claro, com letras em bordeaux. A base vem numa embalagem de vidro com uma tampa dourada, bastante elegante. No entanto, retirada a tampa, verificamos que o doseador é de plástico branco, com um aspecto bastante ordinário.

Madame T. diz que este produto esteve em desenvolvimento laboratorial durante cinco anos ( pessoalmente, acho que devia ter continuado lá mais uns quantos....), que contém esferas de ácido hialurónico, vitamina C "super charged " (ou não fosse um produto da CT....) e Laricyl, um extracto concentrado obtido de um cogumelo que é, supostamente, o elixir da longa vida. Tudo, aparentemente, muito bom, ou como diz a própria, fabuloussssss.

Mas vamos às promessas que Madame Tilbury faz sobre esta base:

1 - Full Coverage (cobertura total): lamento mas esta base não é full coverage, nem aqui, nem na China. Tem uma cobertura média fraca. Alias, mesmo aplicando várias camadas, não cobre integralmente as poucas manchas solares que tenho. Cobre melhor vermelhidão, mas apenas ao fim de duas ou  três camadas e, de novo, a cobertura não dispensa o uso de concealer. 
Conclusão: Madame Tilbury deve estar a precisar de óculos.....como é possível que uma maquilhadora profissional venda esta base como sendo full coverage se, ao fim de várias camadas, a mesma não consegue tapar manchas?? Depois de ter a base, fui rever os vídeos de promoção da mesma e reparei que, magicamente, após a aplicação da primeira camada, passam logo para imagens em que a modelo já estava com a base perfeita... (lá está a tal magia, só que não é da base....)

2 - Flawless (Acabamento Perfeito): de novo, temos pena, mas não é verdade. Esta base tem um efeito máscara, que permite perceber a léguas que se está a usar maquilhagem. Quando aplicada em camadas fica com um aspecto cakey. Relativamente aos poros, é verdade que os disfarça. Mas acumula e acentua tudo o que são rugas e rídulas. Se já têm umas ruguinhas não tentem usar esta base sem primeiro hidratarem bem a pele e sem usarem um bom primer, sob pena de parecer que têm mais 10 anos em cima. 
A tudo isto acresce o facto de esta base não controlar a oleosidade pelo que, na minha pele mista, e mesmo usando primer e um bocadinho de pó quando a aplico, ao fim de 3 ou 4 horas tenho que a voltar a pôr mais pó porque de outra forma fico com a testa a reluzir.

3  - Acabamento Demi-Mate: sim, o acabamento é quase mate (yaayyy!!! uma coisa que é verdade!!!!!).

4 - Long- Lasting (Longa-Duração):  Não. Mesmo aplicando pó, não controla a oleosidade, o que leva a que a base vá " quebrando" e ao fim de algumas horas vá deixando aparecer a nossa pele. Isso nota-se sobretudo na zona junto ao nariz e nas bochechas.

5 - Dewy: Em que ficamos!?? É demi-mate ou é dewy??? É que é difícil ser simultaneamente as duas coisas...Esta é uma base claramente mais para o mate do que para o dewy.

Esta base tem uma consistência de um creme relativamente grosso, que não se espalha bem com as mãos, e que, depois de espalhada, demora algum tempo a ser absorvida pela pele, ficando bastante tempo pegajosa ao toque. Desde que a comprei, usei-a todos os dias, aplicando-a de diferentes formas, com e sem primer, com pincel e com beauty blender, com diversos tipos de pincel e, sinceramente, não me convence .
Não tem uma cobertura nada de especial, fica com um aspecto pouco natural e cakey, ao fim de poucas horas tenho a cara a reluzir (e eu não tenho a pele assim tão oleosa) e não é de longa duração.

 
 
Aqui fica a lista de ingredientes:

Da mesma dá para perceber que não é oil-free e que a palavra dimethicone (silicone) aparece repetida várias vezes. Quanto ao cogumelo mágico, aparece no fim da lista de ingredientes, de onde se pode concluir que é o ingrediente em menor quantidade/concentração (o resto deve ter sido consumido pela Charlotte e por isso é que afirma que a base é full coverage, de longa duração e com um acabamento perfeito.)

Se têm 20 anos, uma pele normal e com poucas mazelas, esta pode ser uma boa base para vocês. Se não estão neste grupo, fujam desta base como o diabo da cruz! Há alternativas muito mais competentes no mercado, como a Armani Luminous Silk, a Traceless Perfecting Foundation do Tom Ford ou a Sensai Cellular Performance Cream Foundation. Bem sei que, em termos de preço, todas as bases que referi excedem os € 40 de preço que a Magic Foundation custa, mas a verdade é que, em termos de qualidade e acabamento, são sem sombra para qualquer dúvida muitíssimo melhores.

Quanto à Madame Tilbury recomenda-se uma visita rápida ao oftalmologista e faço um apelo aos amigos para que lhe façam uma intervention para ver se ela se afasta dos cogumelos e do Laricyl e volta à realidade....

10 comentários:

  1. Esta review está absolutamente brilhante xD Para começar não posso confirmar a tua opinião pois nunca testei esta base mas a CT faz-me sentir um pouco confusa, por um lado tenho vontade de comprar tudo o que é dela porque adoro o packaging (já agora também não estava à espera de um pump com um arzinho desses) e as cores são sempre muito interessantes mas por outro, a senhora irrita-me um bocadinho porque realmente quer vender sempre tudo como se cada produto dela fosse a maior inovação de todos os tempos e que não há outro produto com tanta qualidade como os dela. Quanto à base, fiquei cheia de vontade de a comprar quanto a Net-a-porter fez a oferta dos portes mas não conseguia encontra opiniões de muita confiança, basicamente só daquele grupo que recebe sempre tudo o que é novidade da senhora e que segundo a conversa adoraram a base mas depois vê-las a utilizá-la num único tutorial é que não :/ Recomendas algum produto da marca? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os colour cameleon, os lápis de olhos, os blushes e a mascara de pestanas são excelentes. As bases não gostei. Os batons não são nada de especial. As sombras são boas embora demasiado brilhantes para meu gosto. Quanto a esta base não a recomendo de todo e vou usa-lá apenas misturada com outras bases que tenho na minha cor de verão para as aclarar e poder usar no Inverno. Se quiseres uma amostra desta base tenho todo o gosto em dar-te. :-)

      Eliminar
    2. A Vic Ceridono já a usou acho que 2 vezes...
      Estava eu com tanta vontade de experimentar e agora perdi-a toda. Fiz uma "consulta" no site da marca sobre a cor que deveria comprar e ofereceram-se para me enviar amostras, se as receber logo vejo como me dou com ela, senão parece-me que vou passar... porque estava à procura de uma base de cobertura completa e pelos vistos não é esta!

      Eliminar
    3. Convém mesmo experimentar as amostras para não ser apanhada de surpresa como eu fui. A cobertura não é, de todo, full. A nova base do Marc Jacobs que tenho estado a usar tem mais cobertura do que esta com a vantagem de que não fica com aspecto cakey. Talvez valha a pena pedir uma amostra na Sephora.

      Eliminar
  2. Concordo em absoluto com a tua opinião. Comprei esta base na Net a Porter impressionada e entusiasmada com os videos que vi no Youtube. É uma das piores bases que alguma vez usei e acho que a Charlotte Tilbury devia ser processada por publicidade enganosa!!
    Depois desta brincadeira, tenho dúvidas se alguma ver voltarei a comprar algum produto desta marca.

    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana
      Como refiro no post esta marca tem alguns produtos de que gosto muito. Também acho que só perdem com este tipo de marketing agressivo e pouco verdadeiro, porque acaba por irritar os consumidores. Não é admissível comercializar esta base como sendo full coverage. E sim, concordo contigo, quando dizes que é uma das piores bases que já usaste.

      Eliminar
  3. adorei a tua review carregadinha de sarcasmo :) nunca experimentei nada da marca, mas confesso que depois disto também não fiquei com muita vontade.
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-)

      Há produtos da marca que são muito bons e valem a pena. Esta base não é um deles. Mas, por exemplo, os blushes são excelentes.
      Bjs

      Eliminar
  4. Com a Light Wonder aconteceu-me algo curioso: das primeiras vezes que a usei, parecia que a base não "fundia" na pele! Fiquei furiosa e não lhe peguei durante meses. Um dia voltei a usá-la e... magia! E agora tenho-a usado imenso com óptimos resultados. O que aconteceu? Não faço ideia mas desconfio que a base não "casava" com algum hidratante ou protector solar que eu estaria a usar na altura...

    Quanto a esta andei muito tentada, mas tenho uma quantidade obscena de base para gastar e resisti... mas finalmente comprei paleta de sombras e fiquei muito impressionada com a pigmentação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto da Light Wonder mas o problema é que na minha pele, mesmo com primer, dura muito pouco e "desaparece" e tem muito pouca cobertura. Mas é muito melhor que esta Magic Foundation. Eu usei esta base com todos os primers que tinha lá em casa e com diferentes hidratantes. Para mim não dá.
      Duvido que a volte a usar isoladamente, porque não me favorece nada...Marca tudo o que é rugas e, mesmo aplicando pouca quantidade, fica com um ar pouco natural. Vai servir para a finar a cor das minhas bases de verão, para as poder usar no inverno.
      As sombras têm muito boa pigmentação e são macias. O principal defeito que lhes encontro é serem demasiado brilhantes e caras para a quantidade de produto que trazem.

      Eliminar